quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Uma alternativa para desodorante livre de sais de alumínio

A partir do suor não removido ocorre a formação de um substrato na pele que é utilizado na atividade metabólica de bactérias, que são responsáveis pelo surgimento do mau odor corporal.
Hoje existem diversas soluções para combater a transpiração e seus efeitos olfativos, entre as quais  podem-se ressaltar os antiperspirantes, desodorantes (bactericidas), inibidores enzimáticos e absorventes de odores.
Entre os compostos químicos mais utilizados para reduzir a perspiração estão os sais de alumínio e seus complexos (cloridroxido). No entanto existe certa polêmica quanto ao uso de desodorantes contendo sais de alumínio, e a relação com o câncer de mama. Apesar de não existirem estudos conclusivos, há uma forte tendência em busca por alternativas ao uso de sais de alumínio, em especial por ingredientes de origem natural visando a compatibilidade dos produtos com o metabolismo natural dos indivíduos, além da própria sustentabilidade ambiental.

Origem natural

Uma alternativa para formular desodorante livre de sais de alumínio é Verochic®, ingrediente de origem natural, obtido do anis estrelado - Illicium verum - que possui ação desodorante por inibir a enzima lípase, diminuindo a produção de ácidos graxos, causadores da transpiração e o mau odor.
Verochic® atua ainda como um ingrediente cosmético multifuncional, pois além da ação desodorante, tem ação antimicrobiana na acne e na caspa, antioxidante e renovador celular. 

Aprovação do público

Uma avaliação sensorial de um desodorante contendo Verochic® foi realizada em comparação com os produtos normalmente usados.
O estudo contou com a participação de 15 voluntários, que fizeram uso de um desodorante do tipo spray contendo Verochic® a 1%, e teve aprovação de 100% dos voluntários. Todos afirmaram que comprariam o desodorante contendo Verochic® se ele estivesse disponível no mercado.



Informe publicitário publicado na CI-Cosmetic Ingredients® Edição 137
pela Galena Química e Farmacêutica, adaptado por
Roger Ferreira para o Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário