sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Entendendo a Acne

A acne é uma das doenças de pele mais comuns e geralmente se desenvolve na puberdade pela presença dos hormônios sexuais, mas pode-se manifestar na fase adulta. Além de representar um problema dermatológico, a acne pode influenciar no convívio social e na auto-estima da pessoa.

Sintomas

A acne pode ser dividida em graus, sendo:
Grau I: apenas cravos (comedões), sem lesões inflamatórias;
Grau II: cravos e espinhas pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas)
Grau III: cravos, espinhas pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos)
Grau IV: cravos, espinhas pequenas e grandes lesões císticas, comunicantes (acne englobata), com muita inflamação e aspecto desfiguraste.

Prevenção:

Começar uma boa higienização cutânea, com sabonetes especiais que devem remover apenas o excesso de oleosidade, sem ressecar demais. Também é importante proteger a pele do sol e hidratá-la com produtos não oleosos e que não obstruam os poros para não agravar a oleosidade e a acne.

Tratamento

O primeiro passo é consultar um dermatologista que determinará qual a melhor conduta. Dependendo da gravidade, o tratamento poderá ser com produtos locais, (como cosméticos em gel, loção, sabonete) ou com medicamentos de via oral (como antibióticos e retinódes). O médico dermatologista poderá indicar procedimentos como limpeza de pele, peelings químicos ou microdermoabrasão para acelerar a melhora da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário